sábado, dezembro 31, 2005

Vamos entrar em 2006!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Este Natal

Hoje vou explicar ás minhas amigas, porque digo que este ano, para mim tem sido um misto de emoções. É assim, eu tenho uma irmã mais velha. Sempre fomos muito unidas, até Julho de 2004. É assim ela com 19 anos saiu de casa para se juntar com uma pessoa mais velha que ela 23 anos. Nunca teve uma vida fácil, são os dois muito pouco governados e gastam aquilo que tem e aquilo que não tem. Durante muitos anos e porque ela tem uma filha que é minha afilhada, pedia-me imensas vezes dinheiro para coisas para a menina e eu fui sempre dando, em Julho de 2004 e por questões de dinheiro que ela me pediu e eu não emprestei, zangamo-nos e deixamos de nos falar. Na altura ela fez-me coisas e disse-me coisas que só agora eu consigo falar nisso, uma das piores coisas que ela me disse e que me deitou muito abaixo, foi que eu era frustrada por não ter um filho, que tinha inveja de ela ter uma filha e que eu nunca na minha vida havia de conseguir ter um filho. Eu nem queria acreditar. Claro que depois disto parte de mim, não querer voltar a ter ligações com ela. Fiz a minha gravidez toda sem saber e o meu filho nasceu e ela só soube 3 semanas depois.

O ano passado e visto que passávamos as festas sempre todos juntos, em casa dos meus pais, eu disse aos meus pais que por mim podíamos estar lá todos na mesma, só que ela disse que se eu estivasse ela não vinha (a ofendida ainda era ela) e então não veio. Como devem calcular esse Natal e essa passagem de ano foram péssimos para mim, era diferente e doía muito. Este ano eu disse que eu ia passar o Natal em minha casa, pois o meu filho é muito pequeno para anda em andanças e á noite. Então ela resolveu perguntar ao pais como era com o Natal, e então os meus pais acabaram por ceder e passaram a noite connosco e o dia com eles.

É assim eu compreendo que seja como for eles são pais das duas, mas fiquei sentida porque se este ano essa situação se põe o ano passado eles também eram pais das duas. Fiquei triste pois era o primeiro Natal do meu filho e o dia de Natal, passamos os três sozinhos, eu gostava de ter podido oferecer recordações do primeiro Natal, bem mais recheadas. Mas como o meu marido diz “éramos poucos mas bons” e recheado de amor e carinho ele foi.

Por isso e em final de ano fazendo um balanço do ano que passou, acho que foi bastante positivo, pois concretizei o maior desejo da minha vida, e agora apesar de ter muito boa relação com os meus pais, agora tenho a minha família, tenho a luz dos meus olhos e tenho a minha maior razão de viver O MEU FILHO, AMO-TE FILHO. Só tiro uma coisa má deste ano e que quero fazer diferente para o ano. Apesar de pensar nos outros, de me preocupar com os outros, sejam família ou amigos, terei de começar a por as minhas situações, as minhas vontades e a relação com a minha família (marido e filho), vão ter de ser postas em primeiro lugar.

Amigas desculpem o desabafo, mas há muito que eu andava a precisar mesmo de despachar, desde o nascimento do meu filho que as coisas andam mais á flor da pele e a necessitar de por cá para fora.

Obrigado pela vossa paciência, beijos grandes a todas.


Sandra + Pedrinho (1 mês e 4 semanas)

segunda-feira, dezembro 26, 2005

Só algumas...

Amigas, realmente o Natal é dos pequeninos, eu também vivo bastante o espirito do Natal, mas com outro sentido, a familia, o amor, a companhia, etc. Para os pecarruchos muitas mesmo muitas prendas. O meu Pedrinho ainda tão pequenino e este ano não percebeu grande coisa mas fartou-se de ganhar presentes. Vou por aqui fotos de alguns:

Dois pares de jardineiras, umas de tecido e umas de ganga, para 3 meses, que estão boas.

Um casaquinho á homem, como diz a avó

Isto é só uma peça a camisa é a fingir, parece muito grande mas é para 2-4 meses da H&M, isto foi a mãe que não resistiu.
E só alguns brinquedos, muitos ainda não montei, nem fotografei.

O ultimo a espreguiçadeira tam muitos sons e luzinhas do lado, ele delira, adora estar lá.

Beijinhos para todas

domingo, dezembro 25, 2005

Para todos um feliz Natal


Desejo a todas as minhas amigas virtuais um Natal tão ou mais feliz que o meu. O Pedrinho também deseja a todas as tias e amiguinhos virtuais um grande Natal. Ele promete por aqui uma foto com os presentes que recebeu.


sexta-feira, dezembro 23, 2005

Fomos ao otorrino


Pois, ontem foi dia de irmos ao otorrino, como a Pediatra tinha indicado. Ela vez um papelinho que é um protocolo do SAMS, a dizer o que suspeitava que fosse, mas eu não percebi nada da letra dela e depois ontem perguntei ao otorrino, só que é um nome muito complicado. Mas a explicação dele é que (se for o que ela disse) é uma obstrução no sitio onde acaba o nariz e começa a faringe. Mas que isso não é nada de grave, nem põe a vida dele em risco. Mas no entender dele não é isso porque senão o menino não pegava bem no biberon, nem na chucha e na consulta ele estava de chucha e chuchava bem. Ele também disse que a ser teria de ser uma obstrução muito minima, pelos mesmos motivos.

No entanto tem de lhe fazer um exame, que consiste em introduzir uma sonda muito fininha no nariz e deitar um liquido para ve se o mesmo aparece na boca, mas ele não faz esse exame no SAMS porque não concorda com as condições, e então ficou com o meu n.º de telemóvel para me ligar na próxima terça feira para eu ir ter com ele a Santa Maria, segundo ele lá tem mais condições. Foi muito simpatico e explicativo, eu comecei a ficar um bocadinho nervosa e com a lágrima ao canto do olho e ele foi muito calmo e tranquilo a explicar as coisas. Tranquilizou-me disse que não existe perigo nenhum e que não é nada que não se resolva.

Claro que eu com o nervoso esta noite mal dormi, neste momento o meu menino dorme a sono solto, sem um unico barulho do nariz, aspiramos com o Narhinel antes do biberon como costume antes da mamada (esta foi ás 6:40) e dorme que nem um anjo.

Não sei se ainda aqui consigo vir antes do Natal, mas se não vier, fica já votos de um FELIZ NATAL para todas, para as barriguinhas e para os pequeninos. São os votos da Sandra, do Fernando e do Pedrinho. Muitas prendinhas.


Beijos

segunda-feira, dezembro 19, 2005

Hoje foi dia de consulta!!!!

Olá amigas,
Em primeiro lugar quero agradecer (acho que ainda não o fiz convenientemente) a todas as dicas e ajudas que me tem deixado nos comentários. Para mim tem sido muito importante esta troca de experiências e conselhos. Eu costumo dizer que temos sempre coisas para aprender umas com as outras, há sempre qualquer coisa nova e diferente. Por isso a todas o meu obrigado.
Hoje foi dia de irmos á Dr.ª esta consulta era a consulta do 1.º mês, mas ela estava marcada para dia 9/12, o Pedrinho ficou meio adoentado por causa dos leites e tivemos de ir lá a 7/12. Mas a Dr.ª disse que como ele não estava bem não ia avaliar parametros que poderiam estar alterados. Ficou marcada para 16/12, ela faltou e telefonaram a desmarcar e marcar para hoje.
E hoje lá fomos, o Pedrinho chora muito na Dr.ª não sei se é por causa de o despir-mos, se não gosta mesmo de ir lá (estou tramada), acontece o mesmo com os vossos bebés? Hoje ela teve a ver a cabecinha, fartou-se de passar a mão pela cabeça, o pescoço, o reflexo de cair (ainda tem), o reflexo de andar (já quase que perdeu), pesou o meu piolho já pesa 4,050Kg, mediu, já mede 54cm, está mesmo a ficar grande. Perguntou-me se ele já sorria (ele já o faz para ai á umas três semanas), se ele tentava palrar (e eu que não dizia a minguém porque achava que me iam gozar, é que qunado lhe estamos a mudar a fralda e falamos muito com ele, ele começa a mexer a lingua e a fazer sons que parece que quer palrar). Quanto ao narizinho, mandou-me a uma consulta de otorrino só por descargo de consciência, é que desde que o menino nasceu que eu digo que ele tem uma farfalheirazinha no nariz, na maternidade disseram que eram secreções do nascimento, depois chegamos a ir ás urgências, disseram para por soro, fazer aerossois e aspirar com Narhinel, andamos a fazer isso á duas semanas e continua. Por isso vou 5.ª feira ao otorrino, deve estar tudo bem mas assim fica tudo mais descansado. Em resumo está tudo bem, o menino está a desenvolver bem.
Este testamento já vai longo mas eu ainda tenho uma perguntinha para vos fazer. A quem tem bebés pequeninos, os vossos Pediatras foram disseram para dar logo aos dois meses e por ai adiante as vacinas da meningite, aquelas que não vem no plano de vacinação? E os vossos filhos iam ficar em casa de familiares, ou iam para amas com mais meninos ou colégios? É assim a Pediatra do Pedrinho diz que se ele vai ficar em casa com a avô, não tem necessidade de levar as vacinas agora. Diz que é melhor levar mais tarde. Gostava de saber o opnião dos vossos dr.s e as vossas.
Ainda há espaço para deixar uma fotografia do meu filhote:
Beijinhos para todas.

sábado, dezembro 17, 2005

Bom fim de semana!!!!









quarta-feira, dezembro 14, 2005

Agora parece que sim...

Agora sim, parece que tudo se está a encaminhar.

O Pedrinho já voltou ao seu normal, já bebe muito bem os 120ml do leitinho, do AR claro!

Já voltou a dormir muito bem, ainda a noite passada mamou ás 22:30 e só voltou a acordar ás 6 sa manhã. Não acham muitas horas? A médica dá-me indicações de que á noite nunca se acordam os bebés, mas assim também acho horas a mais. Como era com os vossos meninos, também dormiam assim muitas horas? E vocês também não os acordavam? Ficou na dúvida.

De resto anda tudo calmo cá em casa o pedrinho já tem horas acordadinho, gosta de ficar no colinho, mas acho que é porque na alcofa ele não tem grandes vistas. Vou ter de pensar em comprar uma espriguiçadeira. Vocês tem? Que modelos? Não sei se é melhor ou pior aquelas que abanam , que tem música e etc.? Aceito sugestões e relatos das que tem. Vale a pena ou não?

Beijinhos
Sandra + Pedrinho

domingo, dezembro 11, 2005

Ai o stress ai o stress...

Ai amigas,

Não sei se também aconteceu convosco, mas os primeiros tempos do meu filhote tem sido um bocadinho stressantes. Parece que quando as coisas estão a acalmar, vem logo outra tempestade. Não me estou a queixar, estou a adorar a experiência de ser mãe, só me custa imenso por ele. Tenho um pavor enorme de o ver sofrer, entro mesmo em stress. Quantas vezes que ele chora, fico eu a chorar também (sempre depois quando não estou ao pé dele), é que quando as coisas passam, é que eu me vou abaixo.

Pois é o meu menino começou com cólicas e a não fazer coco. Bem dito colimil que as cólicas passaram, bem dito xarope de maçãs reinetas que fazia coco. Excelente, por pouco tempo. Os intestinos e o estomago, começaram a não tolerar o leite S26 HA, a médica explicou-me que ele tinha de ficar satisfeito e para ele o ficar estava a beber mais quantidade, do que os intestinos e estomago, queriam receber. Portanto muda de leite, só por um dia para tratamento S26 sem lactose (assustei-me já o via alérgico á lactose, mais tarde para ele era uma seca coitadinho), de seguida S26 AR, um leite que é mais espesso e satisfaz mais com menor quantidade.

Mas... não é que o menino Pedrinho, que é um bocadinho preguiçoso a mamar o leitinho, achou que aquele era necessário um grande esforço e não queria o leite nem por nada. Tinhamos ido á Dr.ª na quarta, ela deu indicações para fazer o sem lactose até ao final do dia e depois a noite e o dia de 5.ª feira um biberon de AR, um sem lactose e na sexta já seria só AR. Nem imaginam, ele não queria o AR nem por nada. No feriado fui para a farmácia comprar tetinas com os buracos maior e nem assim. Até sexta feira á tarde foi um suplicio. na quinta ainda liguei á Pediatra, mas ela disse-me que ele tinha mesmo de beber, porque não podiamos andar sempre a trocar de leite e tinhamos de ver se ele se dava com este ou não (não gostei muito mas até é capaz de ter razão). Agora com as tetinas 0+ , mas fluxo rápido da Chicco, já está a comer, e quantidades mais moderadas anda entre os 90 a 120ml.

Agora como na terça, quarta e quinta estava sempre muito choroso, demos-lhe um bocadinho mais de colo, o malandreco agora só quer mesmo é colinho, vai ser lindo vai.

Vou deixar duas fotos uma de terça, antes da crise ainda estava bem dispostinho e outra de sexta quando as coisas já estavam a acalmar e ele ia para o banhinho.



Beijinhos a todas.

quarta-feira, dezembro 07, 2005

Um bocadinho desesperada!!!!

Isto de ser mãe de primeira viagem, não é fácil.

Desde Domingo para cá que as coisas não estão fáceis. Pois é Domingo fomos ás urgências com o Pedrinho por causa do narizinho entupido. Depois de seguir as indicações da médica, na segunda já se notava diferença, ontem ao acordar eu estava felicissima, o meu bebé estava bom nem sinais de nariz entupido. Isto pelas 9 da manhã, o meu carequinha (sim esta a cair-lhe o cabelo), acordou bem disposto, tinha já o cocozinho dele o que era bom (ele tem muita dificulade) e mamou 140ml. Ficou quase logo a dormir.

Por volta das 10:30 acordou, num choro de morrer, mudei-lhe a fralda tinha coco, depois mais um bocadinho dei-lhe de comer só mamou 40ml, depois dormia mas só no nosso colinho e só soninhos de passarinho. Sempre choroso a mexer-se muito, dava ideia que tinha cólicas. Mamou ainda mais duas vezes, mas sempre muito pouco, cerca de 60ml. Levou o dia todo quase de hora a hora a fazer coco, acho que tirei fraldas sujas algumas 8. Eram 21 horas desesperada liguei para o telemóvel da Pediatra, mandou-me ir comprar leite S26 sem lactose. As 23 horas já bebeu desse leitinho, bebeu 110 ml e dormiu até ás 6 da manhã, eu estava tão aflita, mas a Dr.ª disse que se ele dormisse para não acordar.

E hoje ás duas horas vou lá para ele ver o menino.

Beijinhos a todas.

segunda-feira, dezembro 05, 2005

Hoje estamos melhor!!!!!

Olá amigas,
Realmente isto dos nossos bebés nascerem de inverno, não facilita nada as coisas. Tenho tido imenso cuidado com o Pedrinho, aqueço o quarto sempre que o dispo para mudar a fraldinha, para dar banho, ele sai sempre embrulhadinho, quando passa de uma divisória para a outra e mesmo assim ele passa a maior parte do tempo no quarto. Mas mesmo assim no sabado á tarde começou a ficar apanhado do narizinho, de noite acordou por volta das três da manhã mesmo aflito. Ao nosso colinho e numa posição mais vertical lá adormeceu outra vez. No domingo a coisa foi piorando, ao final da tarde, liguei para o Hospital do SAMS, falei com a enfermeira que me disse que era melhor ir até lá.
Fomos a pediatra que o viu era impecável, disse que a espectoração está mesmo só no nariz, não tem nada nos bronquios, nem na garganta, nem nos ouvidos. Mandou-me aspira-lo com o Narhinel, por soro fisiologico e fazer aerossois com 5ml de soro fisiologico.
Assim temos feito e já está bem melhor. Também anda mais aliviado das colicas, pois o xarope de maçãs reinetas é milagroso, já faz coco sempre sozinho e mais ou menos duas vezes por dia. É muito bom.
Hoje estou estremamente cansada ele já dorme e eu vou já para lá também.
Beijinhos grandes a todas.

sábado, dezembro 03, 2005

O dia de ontem...

Ontem como já devem ter reparado, o meu filhote completou o seu primeiro mês de vida. Foi para mim um dia estranho, foi uma mistura de sentido de vitória por o ter connosco, com um ainda sentimento de medo, medo de fazer alguma coisa errada, medo de alguma coisa que possa acontecer e não saibamos como reagir, ao mesmo tempo uma alegria e uma nostalgia, saudades de estar grávida, saudades de ter o meu filho só para mim, eramos só nós dois... enfim tolices (acho que ainda próprias de uma parto á um mês), mas hoje a vida continua.

Ontem foi um dia girissimo, como sou muito babada (quem diz a verdade não merece castigo), fui ao fotografo tirar fotografias ao Pedrinho, fora as carradas que tirei em casa, eh eh eh. E hoje fui buscar as provas. Não por ser meu filho mas acho que estão o máximo. Agora o dificil vai ser escolher. Vou mandar fazer de todas. Depois aproveitei que já que tinha o menino no carro (as coques são dificeis de por no carro irra!!) e fui mostrar a duas amigas nossas. Acho que parecia uma pata de peito inchado (as figuras que fazemos).
E depois quando o papá chegou ainda tiramos mais fotos, e aproveitamos o resto do dia, os três juntinhos, foi tão bom. Adoro estar com o meu filhote e o meu marido, muito juntinhos de preferência.
Vejam lá a diferença:
Com um dia e com um mês.
Beijinhos para todas

sexta-feira, dezembro 02, 2005

1.º Mês




Filho, estas palavras são te dedicadas do fundo do meu coração.·~

Filho, para mim ainda não existias
e já eras a luz dos meus olhos
o ar dos meus pulmões
e simplesmente a
minha razão de viver·

Demoras-te a chegar
Deus assim o quis
Talvez porque tu carregues um pouquinho
de todos os teus manos que
não chegaram onde tu chegaste
·
Filho, quando soube que estavas grávida
Achei que era o dia mais feliz da minha vida
Enganei-me...
Foi um dos mais felizes
Mais feliz foi o dia em que te conheci
O momento em que te vi
E achei que não havia dor
Que fosse mais forte que a minha felicidade
Era o nosso momento
Meu Amor

A felicidade era tanta
Que eu achava impossível
Tinha medo,
Medo esse que já sentia á 9 meses
Pois filho se calhar, tu sentiste
Dentro de mim esse medo,
Mas não pude evitar...
Houve medo, angustia, ansiedade
E até saudade, mesmo antes de te conhecer
Sabes filho, hoje és
O Sol do meu dia
As Estrelas da minha noite
Não me consigo imaginar sem ti
Não consigo pensar em mim, sem pensar em ti
Filho vivo para ti,
Por ti
e essencialmente contigo.
Obrigado Meu Filho

Da Mãe que te ama muito
2-12-2005



quinta-feira, dezembro 01, 2005

Ainda bem que hoje foi FERIADO!!!!

Pois, pois ainda bem para o papá do Pedrinho. Pois foi minhas amigas, o meu filhote ontem deu as primeiras dores de cabeça e preocupações. Ontem por esta hora estava a dizer ao meu marido que o melhor era irmos para as urgências.

Foi assim, o Pedrinho acabou de beber o leitinho ás 19 horas, dormiu até ás 19:30 e acordou aos gritos, mas gritos, parecia que o estavam a matar. Dava muito á cabecinha de um lado para o outro, e quando pegava na chucha sugava imenso e depois largava. Pensei está com fome, tinha bebido 120ml, não é possivel. Mas também ao fim de meia hora não lhe podia dar, aguentamos-o ora no meu colo ora no do pai, mas sempre a chorar. Ás 21 horas dei-lhe leitinho (a pediatra tinha dito no minimo intervalos de duas horas), bebeu 120ml. E não querem acreditar que não se ficou, exactamente a mesma coisa. Aguentamos outra vez até ás 23horas, ai bebeu só 90ml e ficou a dormir. Mas levou a noite inteira com cólicas, chorava, dormia, assim a noite toda. Pudera com tanto leitinho.

Hoje a coisa está a correr melhor, comeu ás 17horas e ficou logo a dormir e depois ás 20 e tb ficou a dormir, agora na próxima vou-lhe dar o colimil, para ver se passa bem a noite.

E como é dificil tirar fotografias ao meu filhote de olhinho aberto, hoje deixo esta, que é frequinha (ou seja tirada hoje).


Beijinhos a todas.